05 janeiro 2010

Belas Maldições

Hoje vou comentar sobre um livro que li em dezembro, por isso ele não entra no desafio de ler 50 livros em 2010, mas eu achei tão interessante que precisava compartilhar mais essa experiencia literária. 


O livro Belas Maldições escrito por Neil Gaiman e Terry Pratchett apresenta como tema central o Apocalipse. Mas, pode ter certeza que um Apoalipse como voces nunca viram antes no cinema ou nos livros, não tem ondas gigantes que engolem a terra ou chuva de fogo. Existe, nesse livro, seres sobrenaturais que parecem tão humanos quanto nós, exemplo, um anjo que tem um sebo, um demonio que gosta de tecnologia é fã da banda Queen e um anticristo superfofo que gosta de histórias fantásticas e quer salvar as baléias e as arvóres. A história é assim: des de a criação da terra, o anjo Aziraphale e o demonio Crowley (que tambem era a serpente do paraíso) vivem pacificamente entre nós. O problema é que o fim do mundo vai acontecer e já tem até data e hora marcada. Quem trará o apocalipse será o Anticristo,  o próprio filho do inferno, mas que é igualzinho a qualque criança normal, e des de recém nascido foi criado na terra por uma familia humana. Nem Aziraphale e nem Crowley querem que o mundo acabe e se unem para tentar evitar o apocalipse. Essa história inclui outros personagens que estão direta ou indiretamente envolvidos com o fim do mundo, como a jovem bruxa Anathema Device que é descendente da profetiza Agnes Nutter que há muito tempo previo toda essa história, um caçador de bruxas mal humarado e seu aprendiz que não entende nada de bruxas (pra ser sincero nem dos dois entende), um demonio do mal, algumas crianças normais e claro, como não podia faltar, os cavaleiros do apocalipse.
Belas Maldições  é um livro super engraçado  que satiriza vários elementos relacionados com essa antigo assunto " o fim do mundo e a guerra entre o bem e o mal". Além disso, eu achei    esse livro interessante porque os autores ao escreverem seus personagens, seja eles sobrenaturais ou humanos,  refletem nossos próprios medos, indecisões e tambem os problemas que enfrentamos o tempo todo no mundo. pensando bem, é como dizer que a luta entre o bem e o mal acontece todo dia, dentro de nós, e ainda seguindo essa linha de raciocinio,  o fim do mundo já começou des do dia em que foi criado e está acontecendo aos poucos ( espero que bem aos poucos mesmo), e na verdade tudo só depende de cada um nós.

  Parece assustador né? más não é, pelo contrário é uma leitura agradável, envolvente  e divertida. E com certeza Belas Maldições é um ótimo livro e vale muito a pena ser lido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página