29 janeiro 2010

Um pouco de literatura brasileira

A nossa literatura está repleta de bons livros, mas as vezes nós só valorizamos o que vem do exterior. Eu mesma, ultimamente  não li nenhum livro brasileiro. Então decide fazer uma postagem sobre um livro nacional que eu tivesse lido e gostado muito. O problema é que eu não conseguia me decidir entre tantas opções. Então pensei porque tenho que escolher um ou fazer somente uma postagem, vou falar de vários,todos que poder.

Para começar escolhi um clássico brasileiro Dom Casmurro de Machado de Assis:


Dom Casmurro foi publicado em 1900 e é um dos romance mais conhecidos de Machado. Narra em primeira pessoa a estória de Bentinho que, ao longo do tempo, vai se fechando em si mesmo e passa a ser conhecido como Dom Casmurro, e decide escrever um romance contando sua história de vida. Órfão de pai, criado com  pela mãe (D. Glória), protegido do mundo pelo círculo doméstico e familiar , Bentinho é destinado se tornar padre, para cumprimento a uma antiga promessa de sua mãe. Mas, a vida do seminário não o atrai, e tambem ele começa um namoro com Capitu, filha dos vizinhos.  D. Glória sofre com a idéia de separar-se do filho único, interno no seminário e ele escapa de cumprir a promessa.
Correm os anos e com eles o amor de Bentinho e Capitu. Entre o namoro e o casamento, Bentinho se forma em Direito e estreita a sua amizade com um ex-colega de seminário, Escobar, que acaba se casando com Sancha, amiga de Capitu.
Do casamento de Bentinho e Capitu nasce Ezequiel. Escobar morre e, durante seu enterro, Bentinho julga estranha a forma qual Capitu contempla o cadáver. A partir daí, os ciúmes vão aumentando e precipita-se a crise. Á medida que cresce, Ezequiel se torna cada vez mais parecido com Escobar, e Bentinho se torna ainda mais ciumento e paranóico. 
Se Capitu traiu ou não Bentinho é uma pergunta que todos se fazem ao ler o livro, e podem até julgar por si mesmos pelos fatos apresentados por bentinho ao longo da sua narrativa, mas ter certeza ninguém nunca terá. 
Dom casmurro é com certeza um dos livros mais importante da literatura brasileira. Ele é constantimente lembrado nas provas de vestibular, e foi adaptado diversas vezes, para o cinema e televisão. 


Um pouco sobre o autor:

Joaquim Maria Machado de Assis  nasceu no Rio de Janeiro dia 21 de junho de 1839, e — faleceu na mesma cidade dia 29 de setembro de 1908.Foi um poetaromancistadramaturgocontistajornalistacronista eteatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira. Ele escreveu nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600crônicas, Machado também  assumiu cargos públicos ao longo de toda sua vida, passando peloMinistério da Indústria, Viação e Obras PúblicasMinistério do Comércio e pelo Ministério das Obras Públicas. Entre suas obras mais conhecidas estão: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Helena e Quincas Borba.


Um comentário:

  1. Lindo o seu blog! Dediquei um selinho para você no meu blog. Passa lá e pega ele. Beijos mil!!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página