07 junho 2010

Livros adaptados para o cinema






Nesse fim de semana resolvi rever alguns filmes que adoro e  nunca me canso de assistir. Bem, o fato é que me dei conta de que todos eles são adaptações de livros. Diga-se de passagem, leitora compulsiva como sou não considero esse fato coincidência, mas, um sintoma de como os livros influenciam a minha vida.

Filosofias aparte, vou falar um pouco de dois desses filmes  que vale a pena assistir, e também ler o livro que o inspirou. 

Três Metros Acima do Céu (Tre Metri Sopra Il Cielo)



Capa e Cartaz do filme Tre metri sopra il cielo
O filme Tres Metros Acima do Ceu é uma produção italiana baseado no livro, que tem o mesmo nome, de Federico Moccia. Eu já comentei aqui no blog que sou apaixonada por esse livro, e quando soube que tinha  o filme fiquei louca para assistir, então surgiu dois problemas: 1) Esse filme não tem nas locadoras; 2) Ele não foi lançado no Brasil, por isso não tem no nosso idioma. Consegui baixar, em italiano mesmo, e, para quem leu o livro e já conhece toda a história dá para compreender todo o filme perfeitamente. E vale apena, porque  consegue ser quase tão bom quanto o livro. Ele não é completamente igual a historia original, alguns acontecimentos são trocados de ordem e  o final parece até mais coerente do que no livro (que já leu vai entender), mas, o filme transmite bem toda a rebeldia e romance do casal protagonista. É um ótimo filme, e fica ainda melhor se você já tiver lido o livro. 
(Comentário sobre o livro aqui!)

Orgulho e Preconceito (Pride End Prejudice)


Orgulho e Preconceito é baseado na obra prima de Jane Austen,  e, que, não por acaso é meu livro favorito. Eu tenho um carinho especial por esse filme porque foi por causa dele que conheci a brilhante escritora que Austen é, e desde então sou completamente fã dos livros dela.  Essa adaptação de 2005, na minha humilde opinião, é perfeita. Adoro tudo nesse filme, os atores (keira Knightley interpretando, muito bem, a protagonista  Elizabeth Bennet, e Matthew MacFadyen como Darcy ) o fugurino lindo, os cenários incriveis, e roteiro  ótimo. É claro, que o filme não é tão bom quanto o livro, isso seria impossível, afinal não tem como recriar o brilhantismo dessa obra escrita a duzentos anos atrás e que até hoje é adorada pelos fãs e estudada pelos criticos,  em apenas duas horas de filme. E mesmo assim, posso afirmar que Orgulho e Preconceito é o melhor filme baseado em uma obra literária.
Eu gosto tanto desse filme/livro que poderia ficar o dia todo escrevendo sobre ele, mas, iria revelar a história e os acontecimentos, o que é muito chato para quem ainda não assistiu ou leu e pretende faze-lo. Então, o que posso dizer é que todos deveriam Assistir Orgulho e Preconceito, realmente vale muito a pena, é lindo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página