14 novembro 2010

Opúsculo- A Paródia (de Crepúsculo)


Quando fiquei sabendo da existência de um livro que faz parodia ao Crepúsculo, fiquei super curiosa para ler. Afinal, que serie tem mais matéria-prima para ser parodiada que os livros da Stephenie Meyer. E foi com expectativa de muitas risadas que li Opúsculo.


Sinopse:


Escrito pelo grupo “The Harvard Lampoon”, responsáveis por outras sátiras a sagas famosas como “O Senhor dos Anéis”, o livro “Opúsculo – a Paródia” (”Nightlight” no original) conta a história de amor de Belle Goose e o misterioso e brilhante Edwart Mullen. A desajeitada garota obcecada por vampiros chega à cidade de Switchblade e observa estranhos acontecimentos. Um geek com nenhum interesse por garotas deixa seu almoço no prato e a salva de uma bola de neve ocasionando a revelação: Edwart só pode ser um vampiro.

“Sobre três coisas eu estava absolutamente certa.
Primeira, Edwart talvez fosse, muito provavelmente, minha alma gêmea.
Segunda, existia uma parte do vampiro dentro dele – que eu presumia que estivesse completamente fora de seu controle – que queria me ver morta.
E terceira, eu incondicionalmente, irrevogavelmente, impenetravelmente, heterogeneamente e ginecologicamente desejava que ele tivesse me beijado.”


EOpúsculo os personagens mostram sua verdadeira natureza, despidos de romantismo ou terror. Belle agi e pensa como Bella não se permite fazer, mas, no fundo as duas tem o mesmo objetivo. Se me ter em encrencas. É engraçado como controem os personagens tão parecidos com os de Crepúsculo sem a mascara de perfeição. E são as atitudes erradas e a sinceridade  deles que nos garante boas risadas, pelo menos nos primeiros capítulos do livro. Porque a história  vai se perdendo em seu objetivo. Para que servem as parodias, alem de nos fazem rir? Servem para mostra o outro lado da obra que está servindo de base. Mostrar coisas que muitas vezes nos passam despercebidos ou estão disfarçados.  É um critico usando o humor para passar sua opinião ao publico. Pelo menos é assim que penso.  
Como já disse, tinha grandes expectativas sobre esse livro. Apesar de rir muito com varias tiradas de Belle, acho que o livro não cumpriu o que eu esperava. A história de Crepúsculo existia muito mais a ser explorado, muito mais a ser criticado. Mas, Opúsculo, no final, se transformou em uma comédia ruim.  De qualquer maneira eu aconselho a ler, é um livro pequeno. Se não gostarem, na pior das hipóteses podem se inspirar em escrever uma parodia melhor.



Um comentário:

  1. TInha lido a respeito q não era la uma comedia legal ¬¬, tinha ficado ruim ehhehe!!! Ta certo!!! Mas ainda sim quero ler pra ver como q é.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página