26 fevereiro 2011

As aventuras de Merlin- Part 1

Gosto muito das series produzidas pelo canal de TV britânico BBC, eles fazem ótimas adaptações dos clássicos ingleses. Todas os seis livros de Jane Austen viraram series. Ainda não assisti todas, mas, elas parecem bem fieis aos livros. E foi buscando informações sobre elas que encontrei a serie Merlin, que tem como tema a lenda do rei Arthur. Eu viciei nessa serie, assisti as três temporadas, cada uma tem treze episódios. 

Conta a história de Merlin, um jovem mago que descobre seus poderes mágicos e se envolve em conflitos com Artur, quando este ainda não era rei, no reino de Albion, em Camelot numa época em que a pratica da magia é punida com a morte. É destino do jovem Merlin ajudar o principe Arthur nas diversas aventuras e perigos que o envolvem, pois quando for rei Arthur criara um reino justo e livre para a boa magia. E até que esse dia chegue Merlin assume o papel de servo, escondendo de todos o seu verdadeiro poder e grandes feitos.  

A lenda do Rei Arthur já foi contada nos livros e no cinema, em varias versões diferentes. Em As Brumas de Avalon, serie de livros escrita por Marion Zimmer Brdley que também virou filme, a lenda do rei Arthur e de Camelot  é retratada do ponto de vista feminino. Em as Crônicas do Rei Arthur, de Bernard Cornwell temos as incríveis batalhas e o realismo histórico. Agora, na serie Merlin podemos ver a lenda ser representada em um contexto mais fantástico, leve e jovem, contando com muitas aventuras e bom humor.

Já li muitas criticas sobre essa série alguns reclamando sobre as muitas modificações em relação a versão mais conhecida da lenda, Outros dizendo que uma espécie de Harry Potter da Idade Média. Opinião cada um até a sua, eu adoro Merlin e outros não, até aí tudo bem. Mas, acho que qualquer critica deve ser fundamentada. Merlin não tem nada haver com Harry Potter (eu li os livros, e assisti os filmes, que fique claro) além de ter muita magia envolvida na trama. Não há escola de magia, e todo aquele muito incomparável que  J. K. Rowling criou. Nessa serie temos  o Reino de Camelot, com personagens, cenários e uma mitologia diferentes. 

Exatamente por ser diferente que alguns fãs da versão mais clássica da lenda não gostaram muito. Temos que lembrar que as lendas Arthurianas, como o próprio nome já diz, são apenas lendas. Não tem direitos autorais, por tanto, qualquer pessoa com criatividade pode reescrever- la. E isso foi feito durante os anos enumeras vezes.  Não estou dizendo que a serie é perfeita, por exemplo, acho os efeitos especiais ruins, as criaturas, principalmente na primeira temporada, parecem muito artificiais. Também tem alguns episódios muitos previsíveis. Porem, Merlin compensa em outros aspectos, como a capacidade de alternar momentos divertidos com momentos emocionantes, ou os personagens que conseguem ter personalidade mesmo já tendo sido retratados tantas outras vezes.

Ainda tenho muito o que comentar sobre As Aventuras de Merlin, os principais personagens, e o que há de igual ou diferente das outras versões. Mas vou deixar isso para um outro post, se não esse vai ficar muito grande e cansativo para os leitores. Esse é a pagina no site da BBC para quem quiser conhecer mais sobre a serie http://www.bbc.co.uk/merlin/

2 comentários:

  1. Ooo que legal, já tinha lido algo sobre a serie.. #curiosei quando puder vou baixar pra assistir!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é muito bom, incrivel mesmo, segue o meu tbm pf.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página