27 agosto 2011

As injustiças da vida e... a XV Bienal do Livro 2011



Eu nunca comentei com vocês sobre isso, mas, eu moro em Vilhena, pra quem não conhece (tipo a maioria das pessoas) é conhecida como Portal da Amazônia  por se a primeira cidade do estado de Rondônia. É uma cidade realmente tranquila com apenas 80 mil habitantes, com um  clima muito agradável. Porem, como toda cidade pequena é pouco variada e carece muito nos quesitos cultura e entretenimento, e é longe de tudo mais. É triste dizer que aqui na minha cidade não existem esses eventos literários que costumamos ver nas cidades maiores, para vocês terem uma idéia só existe uma livraria. E quando o assunto é música a situação é ainda pior, é claro que tem muita musica por aqui em todos os lugares, o problema é que as musicas ouvidas aqui são 99% sertanejo e forro, dois estilos que não gosto. Grande  exposições agropecuárias em Vilhena? claro que tem. Shows de rock em Vilhena? uma a vez a cada dez anos, se tiver sorte. Agora vocês devem estar se perguntando o que esse monte de lamentações tem haver com a Bienal? Bem, já te digo.

Podem imaginar como eu adoraria ir para uma grande cidade cada vez que leio nos blogs por aí sobre essas feiras e eventos literários. Nesses momentos para não ficar triste me obrigo a lembrar as vantagens de morar em cidade pequena, ar puro, índice de violência baixissimo, sem engarrafamento. Mas, nem todas as vantagens do mundo podem melhorar meu animo quando penso na Bienal do Livro e que não poderei estar lá. É sério só de pensar nisso já vejo nuvens cinzas pairando pelo céu. E, nem posso pensar no Rock in Rio em outubro (que por acaso não vou), que daí entro em panico, depressão e tudo mais que se pode imaginar. Agora chega de falar das injustiças. 

Em setembro do dia 1 ao dia 11  vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro  a XV Bienal do Livro. não é novidade para ninguém que a Bienal é um dos maiores eventos literários do pais, e muito tem sido comentado e falado sobre esse evento. São dez dias dedicados apenas aos livros, com uma programação cultural com encontros e debates, todas as editoras vão estar por lá com stands cheios de livros, incluindo muitos lançamentos. A Bienal conta também com a presença de diversos autores nacionais e internacionais, que vão participar de debates e claro autografar livros. Entres os autores estão, Anne Rice (Entrevista com o Vampiro,  A hora das Bruxas...), Marc Levy (E Se fosse Verdade, Sete Dias a para Eternidade), Lauren Kate  (Série Fallen), Audrey Niffenegger (A Mulher do Viajante do Tempo), Déborah Harkness (A Descoberta das Bruxas).  Bem esse são só alguns exemplos, e não podemos esquecer dos novos autores nacionais que vão estar lançando seus livros.

A Bienal é um evento incrível, gostaria tanto de poder ir, conhecer todos os autores, comprar muitos livros, ganhar autógrafos e tirar fotos. O problema é, como já expliquei, moro longe, são miliares de quilômetros que me separam da Bienal, e um tanto de responsabilidades que eu tenho por aqui.  As vezes gostaria de ser irresponsável   sabe, viajar e realizar minha vontade, sem me preocupar com o deixo para traz. Mas, simplesmente não consigo. O que me resta e sonhar com o dia em que poderei ir, e ficar acompanhando as noticias e informações através dos relatos da blogueiras sortudas que estarão na bienal.  

3 comentários:

  1. tô longe tbém! haha
    obrigada pelo comentário no blog

    bj

    ResponderExcluir
  2. estamos no mesmo barco, com exceção do sertanejo, q eu adoro...hehe
    mas deve ser maravilhoso participar da Bienal, só de pensar em tantos livros reunidos num mesmo lugar...
    por enquanto, o jeito será se contentar com a única livraria da cidade, muito mal abastecida, diga-se de passagem...

    Ps: Moro no Mato Grosso.

    ResponderExcluir
  3. Amiga Dani, infelizmente compartilho do mesmo mal. Na minha cidade só teve uma única vez uma bienal do livro(que foi um desastre), e eu nem sequer estava lá por ser muito nova e por meus pais não terem um pingo de cultura. Aff, ninguém merece!
    Eu fico morta de inveja quando vejo nos blogs o pessoal dizendo que vai estar lá, enquanto eu fico chorando em casa... :(

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página